Fazer uma cirurgia plástica requer muito preparo e informação, mas nem sempre é fácil saber que tipo de perguntas fazer ao cirurgião plástico. Algumas vezes, o paciente pode se sentir sem jeito para questionar algo ou então não ter ideia do que dizer para se sentir seguro em relação ao procedimento.
O primeiro passo para aproveitar bem uma consulta é pesquisar antes sobre a cirurgia plástica desejada. Durante a busca, anote em um caderno suas dúvidas – todas elas. Nenhuma pergunta é mais importante do que outra e todas elas são necessárias. Não deixe nada passar em branco!
Se a pesquisa tiver sido bem feita, você já terá muitas perguntas a fazer. No entanto, as cinco questões abaixo não podem faltar durante seu papo com o cirurgião plástico:
Qual experiência o cirurgião tem na realização desta cirurgia plástica?
Pergunte se ele tem um treinamento específico para este procedimento, especialmente em técnicas novas, e também com qual frequência ele faz a cirurgia plástica desejada. Peça para ver as certificações de treinamento.
Quais são os riscos?
Existem riscos em qualquer procedimento cirúrgico. Descubra quais são os riscos que o procedimento desejado oferece, com qual frequência eles ocorrem e como eles serão resolvidos se acontecerem durante sua cirurgia plástica. Se o cirurgião não responder abertamente a sua pergunta ou dizer que não há riscos, procure uma opinião de outro cirurgião.
Qual a política de revisão cirúrgica do cirurgião?
Uma pequena quantidade de casos necessita de revisão cirúrgica para alcancarem os resultados esperados. Pergunte sobre os custos eventuais em casos de revisão e se você terá que arcar com eles.
Quanto custará a cirurgia plástica?
Pergunte sobre o investimento e pagamento do procedimento. Os custos incluem os honorários do cirurgião plástico, da anestesia necessária, a instalação onde será realizada a cirurgia plástica e possíveis custos com rotinas pré-operatórias. Negociar o preço e buscar opções mais baratas é tentador, mas lembre-se: a experiência do cirurgião plástico, a qualidade da instalação e dos materiais usados são fundamentais para o sucesso da cirurgia. Não deixe o barato sair caro!
Fonte: ISAPS
Crédito da foto: Leo Reynolds via Compfight cc