Uma das principais preocupações de quem deseja fazer uma cirurgia plástica é a segurança do procedimento que será realizado. A SBCP procura sempre alertar as pessoas da importância de contar com um cirurgião associado à entidade, o que ajuda a garantir que o paciente está sob os cuidados de um profissional devidamente capacitado. Outro ponto importante é assegurar que o local escolhido para a cirurgia está preparado para oferecer as condições ideais.
As duas coisas andam próximas. Um estudo publicado recentemente na prestigiada JAMA – Journal of the American Medical Association mostrou que o número de infecções geradas após lipoaspirações feitas por médicos não credenciados, que não seguem leis ou regulamentações federais, e em instalações que não seguem os padrões mínimos exigidos pelas entidades que regulamentam e fiscalizam o setor é significantemente maior. O estudo mostrou que a prevalência da bactéria Streptococcus A nestas condições é muito maior.
Apesar de ter sido conduzida nos EUA, a notícia ressalta a importância para os pacientes se planejarem e escolherem bem onde será feita a cirurgia plástica.
Lembre-se sempre: cirurgia plástica envolve riscos como qualquer outro procedimento cirúrgico. No entanto, é possível minimizá-los. Certifique-se das credenciais do cirurgião escolhido e garanta que o local é credenciado pela SBCP para que sua segurança esteja em primeiro lugar!
Fonte: Smart Beauty Guide