Recentemente, procedimentos estéticos malsucedidos foram destaques por resultar na morte de pacientes.
Por CBN
O último caso foi com a influencer Luana Andrade, que morreu aos 29 anos, após passar por uma lipoaspiração, no início de novembro, em São Paulo.
No mês anterior, em outubro, a fotógrafa Roberta Correa, morreu após dar entrada em uma clínica para realizar um procedimento estético, em Cosmópolis.
Afinal, quais são as recomendações aos pacientes na busca por um procedimento?
Segundo o médico cirurgião plástico Carlos Oscar Uebel, é preciso se atentar a três fatores. O primeiro, o paciente deve apresentar condições clínicas para o procedimento a ser realizado. O segundo, a escolha do ambiente em que a cirurgia será submetida, sendo um hospital credenciado ou uma clínica que preencha os cuidados de segurança. E, por fim, a procura por um profissional adequadamente formado.
Ainda segundo o médico, a ansiedade pelo procedimento pode fazer com que o paciente não se atente a detalhes importantes para uma cirurgia de alta qualidade e baixo risco de complicações. Um dos fatores para isso é, justamente, a grande comercialização de profissionais nas redes sociais.
Procedimentos estéticos próximos ou em conjunto, sem a orientação adequada, também são fatores de risco aos pacientes.
A busca pelo registro do médico pode ser realizada no Portal do Cremesp. A procura pode ser pelo CRM (número de registro do médico) ou pelo nome completo do profissional.
A verificação também pode ser feita no site do Conselho Federal de Medicina (CFM)
Fonte: CBN Campinas