Nota

PPMA: Comunicado aos associados da SBCP

By 22 de agosto de 2024Nenhum comentário

COMUNICADO AOS ASSOCIADOS DA SBCP

A SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA – SBCP, sociedade de especialidade médica da Comissão Mista de Especialidades, nos termos do Decreto Federal nº 8.516/15, por meio de sua Diretoria Nacional, juntamente com seu Departamento Nacional de Defesa da Especialidade –DENADE, vem, perante seus associados informar que no último dia 09 de agosto, o Conselho Deliberativo da SBCP, que conta com a participação da Diretoria Nacional, dos ex-presidentes nacionais e todos os presidentes regionais, reuniu-se com o objetivo de discutir o uso de produtos com a substância polimetilmetacrilato, mais conhecido como PMMA, por profissionais da saúde, não médicos e médicos.

Não é demasiado dizer que o PMMA não é recomendado para fins estéticos e reparadores pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) em virtude do elevado risco de intercorrências, complicações graves, irreversíveis, e até óbito dos pacientes, especialmente se administrados em grandes quantidades, independente de ser administrado por médicos ou não médicos, justificando que as intercorrências são produto-dependentes e não técnico-dependentes.

De forma geral, a utilização desse produto na forma injetável pode causar complicações como granulomas, infecções, reações inflamatórias (estas podem ser agravadas por utilização de determinados medicamentos, vacinas ou estado emocional do paciente), necroses, insuficiência renal aguda e crônica, podendo levar o paciente a óbito. Trata-se de um produto de difícil remoção e, quase sempre, com sequelas graves e mutiladoras ao paciente.

Embasados em vasta pesquisa bibliográfica e evidência científica, o Conselho Deliberativo aprovou, por unanimidade, o posicionamento que revela a extrema preocupação na continuidade do uso e comercialização do PMMA. Sendo assim, traz a importante contribuição na qualidade de única e indivisível representante da especialidade em cirurgia plástica no país, e determina aos seus sócios que não utilizem o PMMA.

A Diretoria Nacional está trabalhando junto à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Conselho Federal de Medicina para a edição de Resolução que proíba definitivamente o uso de produtos à base de PMMA por médicos e não médicos, com o maior objetivo de proteção à saúde e segurança dos pacientes.

São Paulo, 16 de agosto de 2024.

Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Departamento Nacional de Defesa da Especialidade