COMEÇOU EM GOIÂNIA AS OPERAÇÕES DA CAMPANHA DE “CIRURGIA PLÁSTICA SOLIDÁRIA”
Cerca de 100 pacientes que participaram da triagem para realizar cirurgias plásticas reparadoras serão operados entre hoje e amanhã (15 e 16) em hospitais da rede particular de Goiânia (GO). Eles são os beneficiados da campanha “Cirurgia Plástica, Anestesiologia e Hospitais Solidários”, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás, com o apoio da regional goiana da Sociedade Brasileira de Anestesiologia e de hospitais privados da capital.
Serão aproximadamente 150 médicos, entre cirurgiões plásticos e anestesiologistas, que irão doar 100% de seus honorários para possibilitar que pacientes que não têm condições de arcar com o custo integral dos procedimentos, realizem as cirurgias reparadoras. A campanha permitirá que as cirurgias custem somente ¼ do valor original.
Lançada em abril com o nome “Cirurgia Plástica Solidária”, mais de 2.000 pessoas se inscreveram para participar da campanha. Entre os critérios de seleção, estava a urgência dos casos e exclusão de procedimentos estéticos. Entre as operações a serem realizadas estão correção de cicatrizes, otoplastia (orelha de abano), reparação de sequelas de tratamentos oncológicos e cirurgias nas mamas e abdome de pacientes que eram obesos e foram submetidos a procedimentos bariátricos.
O presidente da SBCP, Dr. Luciano Chaves irá participar dos mutirões. Para ele, é função da SBCP e de suas regionais tornar a cirurgia plástica acessível a maior parte da população: “Iniciativas como esta que nos permitem ajudar um número maior de pessoas que precisam de uma reparação cirúrgica plástica não estética. Estamos cumprindo um importante papel de responsabilidade social”, comenta o médico.
Luiz Humberto Garcia de Souza, presidente da SBCP-GO, considera a campanha um sucesso, com grande participação da população e a adesão expressiva dos cirurgiões plásticos, anestesiologistas e hospitais goianos. “Estamos unidos para fazer o bem”, diz o presidente, que, em conjunto com a diretoria da SBCP-GO, já programa uma segunda etapa da campanha para o final deste ano.